Bom e vamos nós a outro assunto intrigante novamente, tentando fazer relações da ciência com a vida cotidiana...rssss.
É claro que com certeza todos nós já ouvimos alguém citar a frase “Ah, rolou uma química entre nós” ou algo muito parecido com isso.
Porém, será que existe mesmo uma explicação científica para o amor? O que é muito mais aceitável, do que a versão emocional né?...Cheia de coraçõeszinhos e cupidos...rs.
Contudo, o sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de uma forma muito mais concreta, pois produz reações bem visíveis em nosso corpo inteiro - calma, gente não é bem essa e somente essa reação...aiai.
Na verdade, se realmente não acontecesse nada, como poderiamos explicar as mãos suando, o coração acelerado, aquela respiração pesada, aquele olhar perdido (no melhor tipo 'peixe morto'....kkkkkk), o rubor (aquela vermilhidão, quentura...rsssss....) quando estamos próximos da´pessoa amada? No melhor estilo....aiai..rsss.
Mas e aí? Enfim, o amor tem algo a ver com a Química? Ou não?
Segundo alguns 'cientistas' o amor é química pura! Ainda bem, que sempre gostei mais de Física....rs.
Conforme algumas pesquisas, os sintomas relatados e sentidos...rssss....possuem uma explicação científica, ou seja, todos são causados por um fluxo de substâncias quimícas que são fabricadas no corpo da (pobre) pessoa apaixonada.
Dentre as subtâncias encontradas estão a :
- adrenalina;
- noradrenalina;
- feniletilamina;
- dopamina;
- oxitocina;
- serotonina;
- endorfinas.
Rapidamente e resumidamente:
A dopamina é classificada como sendo o elemento químico do prazer, pois produz a sensação de felicidade.
Já a norepinefrina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, que é semelhante à adrenalina que causa a aceleração do coração e a excitação.
Sendo assim, os pesquisadores estão até usando exames de ressonância magnética para analisar o cérebro das pessoas enquanto elas observam a fotografia de quem amam. Já pensou se virar moda, as clínicas médicas com aparelhos vão aumentar o seu uso em mais de 200%, porque o vai ter de gente louca querendo analisar o seu amor....aiai...será a prova mais conclusiva que um parceiro poderá ter, medir atráves de um aparelho a quantidade de amor...hum, aí sim...rs.
Sim, o amor cientificamente falando é um ato possessivo...rsssss.
Os cientistas acabaram descobrindo que as pessoas apaixonadas têm níveis bem mais baixos de serotonina e os circuitos nervosos associados à avaliação dos outros são reprimidos e que em decorrência dessa "baixa", os níveis de serotonina são praticamente os mesmos encontrados em pessoas com TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). Ui!.... dessa forma, podemos explicar mais ou menos né?!...rsssss...a obsessão que os apaixonados têm por seu parceiros.
Se é essa maravilha toda.....rsssss....porque será que o Amor não acontece para alguns ou porque será que ele esfria?
Segundo os estudos recentes ai...rsssss....essa 'sensação' de euforia toda....pode não durar muito tempo...fala sério né?...Kkkkkk....eles deizem que com o passar do tempo, o organismo vai se 'acostumando' e ao mesmo tempo adquirindo 'resistência' - que horror...rsss...- necessitando assim de doses maiores dessas subtâncias para provocar as mesmas sensações.
Nossa, a maioria das pessoas deveriam se internar em clínicas de reabilitação, olha quantos viciados andando por ai de boa....rsssss....
Ok ok...peguei um pouco pesado, afinal os apaixonados de plantão irão me odiar...rsssss....
Voltando... É aí que entra os hormônios ocitocina e vasopressina, que são os benditos responsáveis pela atração que irá evoluir para uma relação mais calma, duradoura e segura.
Enfim, para alguns, somente alguns, o amor é eterno.
Na verdade não sei se dou parabéns ou ...rssss...Mas para quem acredita no amor, está mais do que comprovado que a tal Química entre as pessoas existe.
Realmente é uma pena quando isso não acontece não é? Ok, entendo que não dá pra acontecer a todo momento e com todas as pessoas que passam em nossa vida.
Porém, ela (a Química), bem poderia se desenvolver com o tempo com algumas pessoas que entram em nossa vida.
Quem disse, que especificou que ela ser arrebatadora logo de cara?
Ela bem que poderia evoluir com a experiência, vivência, dia a dia....mas, é uma pena que as pessoas achem que Amor deve começar de uma forma explosiva, que só assim é que vale...mas fazer o quê...é a Vida.
Como é complicado paa algumas pessoas terem essa experiência no Amor, hoje em dia, quer dizer se analisarmos a fundo na Hitória da humanidade o conceito de amor é para poucos, somente para alguns vivenciarem, o outro restante, na verdade, acredito que a grande maioria se não vive de 'imagem', nunca poderá vivenciar essa experiência de todas essas substâncias químicas entrando em ação, mas como dizem (apesar que não sou muito fã disso) a esperança é a última que morre.
Apesar que é fato, existem pessoas que aparecem em nossas vidas somente para criticar, para nos colocar para baixo, algumas tem o o dom de saber que você não está muito bem com uma situação e fazer questão de pisar em cima, mas esse é assunto para um outro post....não para esse, nesse momento não cabe....kkkkkkk...mas ao mesmo tempo precisava me expressar....kkkkkkk.

Nenhum comentário:
Postar um comentário